Olá, bagudos!
Neste post, falaremos dos exames mais comuns com as bolas do saco, inclusive alguns que deixam qualquer homem protegendo as bolas e as bolas tentando se esconder de volta dentro do corpo.
Autoexame dos Bagos
Já abordamos anteriormente sobre este exame que é simples e prazeroso, quando damos aquela palpada gostosa nas nossas bolas para ver se está tudo certo. Veja aqui.
Punção testicular
A punção é um procedimento que retira os espermatozoides diretamente dos testículos ou dos epidídimos usando uma agulha. Ele é feito em homens com azoospermia, ou seja, que não apresentam espermatozoides no seu líquido ejaculado.
Outros nomes são: PESA, TESA, MESA, punção testicular e epididimária para azoospermia.
A punção precisa ser feita quando o resultado do espermograma do homem dá azoospermia, ou seja, não indica presença de espermatozóides no seu esperma. A punção sempre envolve a extração de espermatozoides utilizando uma agulha fina e seringa, e pode ser feita com sedação e, em alguns tipos, apenas anestesia local.
Estes exames são invasivos, porque precisam inserir uma agulha, que atravessa a pele do saco e perfura um testículo por vez para extrair alguma substância para realizar o exame. É extremamente doloroso e precisa de sedação, principalmente local. Porém, existem três formas diferentes de se realizar esse procedimento. Confira cada uma:
PESA (Percutaneous Epididymal Sperm Aspiration): essa é a técnica menos invasiva, pois apenas aspira o líquido do epidídimo (parte em que está a maior parte dos espermatozoides), sem para isso ter que abrir o escroto. O procedimento pode ser feito apenas com anestesia local e é utilizado principalmente em homens em que os gametas não escoam para o pênis, como quem passou por uma vasectomia
MESA (Microsurgical Epididymal Sperm Aspiration): é um método um pouco mais complexo, pois é feita uma incisão de cerca de 2 centímetros na pele do escroto, expondo assim o epidídimo. Depois um dos túbulos dessa estrutura é isolado e o fluído dentro dele é aspirado
TESA (Testicular Sperm Aspiration): caso não sejam encontrados espermatozoides no epidídimo, os especialistas partem para essa técnica, que é bem semelhante a PESA, mas é feita no testículo, onde os espermatozoides são produzidos.
Ao final de qualquer desses procedimentos, pode haver o suporte da equipe do laboratório, para que simultaneamente seja realizada a procura microscópica dos espermatozoides no material testicular obtido da punção. Alguns espermatozoides que restarem são guardados e armazenados para a realização de uma ICSI (injeção intracitoplasmática de espermatozoides), um tipo de fertilização in vitro em que o gameta é injetado diretamente no óvulo.
Ultrassonografia dos Ovos
A últrassonografia é um exame não invasivo dos testículos em que o examinador passa gel e um sensor sobre e sob os testículos fazendo leve pressão e vendo as imagens produzidas na tela do aparelho. Faz fotos do que achar pertinente e importante. Aqui o macho precisa além de expor os bagos, deixar o examinador manipular seus ovos e usar um sensor sobre eles.
Veja o seguinte vídeo de como o procedimento é realizado.
Ressonância Magnética
A ressonância magnética não é um procedimento invasivo aos testículos. Apenas por meio de imagens é possível ver como os baguinhos estão. É feito de forma muito parecida como qualquer ressonância. Não tem segredo. O macho se deita em uma maca do aparelho com os ovos expostos, entra e sai e bingo: ressonância das bolas feita!
E esses são os principais exames realizados em nossas bolas.
Parabéns pelas informações. E realmente quem faz ballbusting, ê importante fazer uns exames. Rs
ResponderExcluirBoa! Já tive torção testicular e, exames são importantes para não ter dor insanas de surpresa.
ResponderExcluir