Olá, Bagudos.
Neste blog explorarei uma cirurgia típica masculina que desfigura o macho da espécie integralmente: a orquidectomia.
No grego órkhis, -eos significa ou testículo ou orquídea. Assim, o prefixo orqui- ou orquid- se refere diretamente aos testículos. Repare nas seguintes palavras:
orquidotomia - incisão num testículo
orquite - inflamação dos testículos
orquiocele - tumor no testículo
orquialgia - dor no testículo
orquimegalia - aumento do testículo.
Desse modo, o sufixo -ectomia, do grego, significa extração. Por isso, a expressão orquidectomia (ou orquiectomia) significa a extração do testículo.
Esse procedimento pode acontecer diante de algumas circunstâncias que podem se passar com o(s) testículo(s): 1-) câncer testicular; 2-) torção testicular não tratada; 3-) orquite; dentre outros.
A orquidectomia pode ser de modalidade unilateral (remoção de apenas 1 testículos) ou bilateral (remoção dos dois testículos). A orquidectomia bilateral também é conhecida como orquidectomia radical, justamente por deixar o macho sem ambos os testículos.
Enfim, orquidectomia é um termo médico para castração de um macho, ou seja, a remoção de suas bolas do saco. Após a orquidectomia radial o saco fica assim:
Compare com este outro saco boludo:
A orquidectomia causa infertilidade e a perda do principal hormônio que caracteriza o macho como macho - a testosterona. Isso implica que o macho vai perdendo suas características masculinas com este procedimento e uma reposição hormonal é necessária.
Nesse caso, o saco fica vazio (sem bolas) ou próteses são colocadas no lugar:
Já imaginaram próteses... que horror!
Pior: ficar sem sentir dor nas bolas!
Essa primeira imagem dá uma agonia. AAIII!!!
ResponderExcluir