hoje decidi investigar a origem da expressão "PUXA-SACO", e acho que mentiram parcialmente nessa explicação:
Uma coisa que é indiscutível é que a palavra tem origem nos quarteis. É que os soldados rasos eram obrigados a carregar o saco dos suprimentos próprios e também o dos seus superiores hierárquicos, nas rotinas diárias e nas saídas a campo de provas. Entretanto, discordo que o saco que era puxado era o de suprimentos, a não são ser que os suprimentos seja a porra guardada dentro de cada testículo...
Vai aqui uma explicação melhor em ballbustinguês. Os quarteis são locais onde soldados e outros machos ficam muito tempo longe de casa, se dedicando a aperfeiçoarem técnicas de defesa pessoal e luta para possíveis combates. Enfim, muitos bagos cheios de vontade de serem usados em brincadeiras, uma vez que é uma maneira de expressar a sexualidade e de mostrar as bolas para os outros machos sem receios... isso é mais tranquilo diante de brincadeiras do tipo tapinha-no-saco, nutball, etc.
Nesse caminho, proponho o surgimento do termo 'puxa-saco' nos quarteis, mas a partir de brincadeira em que os soldados puxavam as bolas do saco de seus comandantes para ajudá-los a relaxar um pouco. Mas também havia algumas brincadeiras que os comandantes faziam com seus subalternos, que se tratava de fazer os soldados testarem a elasticidade de seus sacos e o quanto suas bolas chegavam para além do seu corpo. Puxar o saco dos colegas deixavam os soldados mais felizes, cheios de testosterona e cada vez mais preparados para os combates. Assim, a prática do 'puxa-saco' virou um dos principais exercícios matinais entre os soldados.
O vídeo a seguir ilustra o exercício de puxar os testículos do colega e mais alguns exercícios que foram sendo desenvolvidos:
Portanto, em ballbustinguês, puxa-saco tem outro sentido mais gostoso.