domingo, 22 de janeiro de 2017

A dor no saco: 9mil Dels


Contradizendo o pensamento anterior, de acordo com um estudo publicado, a dor que um ser humano é capaz de suportar é referente a 45 Dels, uma espécie de sistema de medida e intensidade de sensações ruins no corpo humano que não existe, mas que a medida de dor se chama Dol (original de Dolor).
No momento do parto, a mulher chega a passar por uma sensação referente a 57 Dels, quase o equivalente a quase 20 ossos do corpo humano sendo quebrados todos ao mesmo tempo. Já o chute no saco, atinge uma carga de mais de 9 mil Dels de dor.
Um chute ou pancada no escroto, ou saco, dói muito porque essa região é um local que possui muitas terminações nervosas e são cobertos por nociceptores, órgãos que os deixam ainda mais sensíveis.
Assim como algumas partes do nosso corpo humano são revestidas com uma boa camada de derme, a região dos testículos não recebe essa proteção. De acordo com o urologista Mário Paranhos, do Hospital das Clínicas de São Paulo, “um impacto nos testículos dói muito mais do que, por exemplo, bater os dedos na mesa”.
A sorte dos homens é que o saco consegue ficar livre de danos grandes exatamente por ser um órgão suspenso, que consegue causar amortecimento no trauma.
Com um chute, seu escroto pode sofrer sangramento interno levando a inchaço e dor, retração dos músculos do testículos gerando o impedimento no fluxo de sangue.
Além disso, dependendo da intensidade da pancada, a cápsula que protege os ovos pode se romper e vazar todo o conteúdo interno do saco escrotal.
De acordo com a intensidade de uma pancada no saco, o impacto pode causar lesões nos testículos e prejudicar o sistema de produção de espermatozóides.
Segundo os urologistas, um chute ou pancada não chegam a doer por muito tempo, pois a dor não demora muitos segundos para passar. No entanto, se caso apareça algum inchaço, vermelhidão ou a dor continue a insistir, o mais indicado é procurar um médico imediatamente.

(Fonte: Hospital das Clínicas de São Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário